Grupo criou site falso da Equatorial e desviava pagamentos de contas de energia, no MA; nove são presos
13/11/2024
Segundo a Polícia Civil, grupo enganava os consumidores direcionando para um boleto falso. Equatorial é uma das vítimas. Operação 'Blackout' aconteceu em Imperatriz
Divulgação/Polícia Civil
A Policia Civil prendeu ao menos nove pessoas em uma operação que visa desarticular um tipo de fraude que estava trazendo prejuízos para a Equatorial, no Maranhão, além dos consumidores de energia elétrica.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A operação, chamada 'Blackout', acontece em Imperatriz, e busca cumprir 14 mandados de prisão e de busca e apreensão, expedidos pela Justiça, contra pessoas suspeitas de integrarem o grupo criminoso.
O esquema
Site falso criado pela quadrilha e que desviava pagamentos de contas de luz
Divulgação/Polícia Civil
De acordo com as investigações, o grupo criminoso criou sites falsos que simulavam o pagamento de contas online da Equatorial. Com isso, muitas pessoas acessavam a internet acreditando que estariam pagando as contas de energia, quando na verdade estavam enviando dinheiro para a quadrilha através de um boleto falso.
Há indícios de que muitas pessoas foram prejudicadas com a fraude, inclusive com risco de vida, já que alguns consumidores dependiam da energia elétrica para o funcionamento de equipamentos médicos e medicamentos que precisavam ficar refrigerados em suas residências. No entanto, por causa do pagamento em boleto falso, corriam o risco de terem a energia cortada por dever a Equatorial.